Sbado, 29 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Declaração do IR começa após o Carnaval e poderá ser feita por tablets e smartphones

A nova opção de declaração beneficiará 90% dos 27 milhões de contribuintes, de acordo com a estimativa do governo

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (21) as novas regras para a declaração do Imposto de Renda. A entrega do documento começará no dia 6 de março — logo após o Carnaval — e poderá ser feita não apenas por computadores, mas também por tabletes e smartphones.


A nova opção de declaração beneficiará 90% dos 27 milhões de contribuintes, de acordo com a estimativa do governo.


Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o objetivo é otimizar o tempo do contribuinte.


— A possibilidade de utilização dessa funcionalidade é enorme. Vocês vão perceber os ganhos, facilidade, aproveitamento do tempo.


Ao contrário das declarações feitas por computador, que poderão baixar o programa a partir de 26 de fevereiro, as declarações por aparelho móvel poderão começar a ser preenchidas a partir do dia 6 de março, quando o programa será disponibilizado para as plataformas Android e IOS.


O contribuinte pode salvar um rascunho da declaração e continuar o preenchimento em outro momento, inclusive em outro dispositivo. O arquivo ficará salvo em uma nuvem no banco de dados do Serpro (Serviço de Processamento de Dados) do governo.


Não poderão utilizar o sistema quem tiver doação efetuada (no ano calendário e no exercício), com rendimentos recebidos acumuladamente (RRA), recebidos no exterior ou com exigibilidade suspensa ou que precisem importar valores dos aplicativos auxiliares (carnê-leão, atividade rural, ganho de capital e moeda estrangeira).


Prazo mais curto para entrega do IR


A Receita Federal espera receber em 2014 aproximadamente 27 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). No ano passado, a Receita recebeu 26 milhões. Hoje, o Diário Oficial da União publicou instrução normativa que estabelece as regras para a entrega da declaração do IRPF 2014, que começa no dia 6 de março. O prazo final será o dia 30 de abril de 2014.


Como o feriado de Carnaval em 2014 caiu nos primeiros dias de março, os contribuintes terão um prazo mais curto para fazer a declaração.

Fonte: R7
Data Postagem: 21/02/2014
PUBLICIDADE