Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Prefeitura faz Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

O objetivo é levar orientações educacionais e preventivas sobre as lesões bucais.
Palestras ministradas para alunos das escolas municipais e estaduais. (Foto: Assessoria)

Neste mês de Novembro, a Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Saúde está realizando a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. A prevenção é realizada pelas Equipes de Saúde Bucal do Programa Coletivo de Prevenção e as Equipes de Saúde da Família - ESFs.


O objetivo é levar orientações educacionais e preventivas sobre as lesões bucais, em especial ao Câncer, que tem 100% de cura, quando diagnosticado em sua fase inicial para população. Os principais sintomas são lesões na cavidade oral ou lábios que não cicatrizam em 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca e bochecha; nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Nos estágios mais avançado dificuldade para engolir e falar, e sensação de que há algo preso na garganta.


Durante este mês as equipes envolvidas estão realizando Palestras e Escovações Supervisionadas nas Escolas Municipais e Estaduais para alunos à partir do 5º Ano do ensino fundamental. Nas ESFs, que são os postos de saúde do bairro, serão feitas orientações sobre higiene bucal, palestras e também serão realizados os exames visuais por cirurgiões-dentistas, procurando identificar algum sinal de indicação de lesão pré ou cancerizável.


A gerente do setor de odontologia do município, Katia akemi, informa que se alguma pessoa tiver, ou conhecer alguém com os sintomas, procure logo a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para fazer uma avaliação mais precisa.

Fonte: Assessoria
Data Postagem: 28/11/2013
PUBLICIDADE