Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Catedral promoveu investidura de 142 novos Coroinhas em missa festiva

Bastante concorrida, a Santa Missa com o rito de investidura, contou com a presença de mais de mil pessoas entre coroinhas acompanhados dos pais e fiéis que costumeiramente vão à missa nos domingos à noite
Foto: Assessoria

O Projeto “100 Coroinhas na Catedral”, idealizado pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima e desenvolvido em parceria com o 6º Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros e o 12º Batalhão de polícia Militar, teve neste domingo (01/06) o ato de investidura de 142 novos coroinhas. Bastante concorrida, a Santa Missa com o rito de investidura, contou com a presença de mais de mil pessoas entre coroinhas acompanhados dos pais e fiéis que costumeiramente vão à missa nos domingos à noite.


As pouco mais de duas horas e meia de celebração no Domingo da Ascensão do Senhor, foram marcadas por momentos de fortes emoções como: procissão de entrada dos novos coroinhas e seus genitores, o testemunho do senhor Ronaldo Domingos Rodrigues representando os pais, a benção das vestes e o ato de investidura perante a assembléia além das homenagens no encerramento do evento.  


O presidente da celebração, Padre Alex Messias, agradeceu publicamente a toda equipe de coordenação do ministério de Coroinhas da Paróquia e destacou a parceria fundamental com a Polícia Militar na pessoa do Major PM Everson Antônio Rozeni e do Major BM Waldemir Moreira Júnior do Corpo de Bombeiros de Naviraí, que prontamente somaram forças à idéia do projeto.


O Projeto 100 COROINHAS NA CATEDRAL  ofereceu formação a mais de 200 crianças e adolescentes durante 60 dias em encontros coordenados por policiais militares e bombeiros, abordando as dimensões  espiritual, litúrgica, disciplinar e cívica. A Igreja é formada de diversos serviços e ministérios. Coroinha é um ministério, ou seja, uma doação voluntária a Deus e à Igreja.


Segundo o idealizador do Projeto, Padre Alex Messias, para servir a Deus não há idade nem classe social; e desde criança já se aprende a dimensão do amor ao próximo e à Deus através da catequese e agora através desse projeto 100 COROINHAS. "Neste projeto social que disponibilizamos à população,  a criança ou adolescente pode entender a questão do voluntariado, a questão de compromisso com a comunidade, a questão de um compromisso com Deus. Não basta falarmos de Deus, é preciso levar o irmão a fazer uma experiência com Ele; por isso todos os encontros iniciavam e encerravam com uma devida espiritualidade” lembrou o Pároco.


No início dos trabalhos em 22 de março deste ano, 182 candidatos inscritos a novos coroinhas compareceram ao salão paroquial. Vinte e cinco por cento dos que começaram desistiram da caminhada; e neste último domingo (01-06) 142 deles foram revestidos com as roupas brancas que significam "mortos para o pecado e vivos para Cristo". Ao dar seu testemunho perante todos, o senhor Ronaldo Domingos Rodrigues, pai da nova coroinha Isadora Rodrigues de 10 anos de idade, revelou que através do projeto 100 coroinhas na catedral a filha dele o trouxe de volta para a igreja. "Graças ao exemplo de  minha filha, que expontâneamente pediu para ser Coroinha, eu estou de volta à igreja; e pretendo continuar minha vida cristã sendo bom exemplo para ela" revelou o senhor Ronaldo.   


A cerimônia emocionou também a outros pais, como o senhor Sidnei Xavier da comunidade Santo Antônio, que se mostrava orgulhoso por seus filhos Samira Gabrielly (12 anos) e Saulo Felipe (8 anos) estarem sendo revestidos como Coroinhas, após uma formação que, segundo ele, foi importante pois ofereceu a eles espiritualidade, disciplina, civismo e conhecimentos gerais”.  A Missa com Rito de Investidura de Coroinhas na noite do domingo foi transmitida ao vivo pela TV local Nah TV, canal 44.


Esses 142 novos coroinhas representam as 4 comunidades (Perpétuo Socorro- Nossa Senhora Aparecida-Santo Antônio- São Pedro e São Francisco) e a Catedral Nossa Senhora de Fátima; e, a partir desta semana, começam a atuar nas celebrações em suas comunidades. No entanto, continuarão participando das aulas do projeto a cada 15 dias, utilizando espaços do salão paroquial e do Lions Club de Naviraí, até novembro deste ano. 


A conclusão deste projeto inédito no Mato Grosso do Sul, culminou com a data comemorativa de 3 anos de criação da Diocese de Naviraí; que hoje ocupa o 3º lugar em extensão geográfica e clero, no Estado.

Fonte: PASCOM (Pastoral da Comunicação)
Data Postagem: 03/06/2014
PUBLICIDADE