Domingo, 23 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Festas Juninas marcam o mês de junho

No próximo final de semana, por exemplo, a comunidade Santo Antônio com endereço no bairro Sol Nascente, estará em festa
Foto: Assessoria

O mês de junho é marcado pela realização das tradicionais Festas Juninas. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.


Nesta época havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício pode ter vindo da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.


Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.


Para os católicos, em junho homenageia-se os Santos Católicos: Santo Antônio (13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro e São Paulo (29 de Junho). No Nordeste do brasileiro, as comemorações juninas ganham expressão, onde nordestinos aproveitam para festejar o período de chuvas raras na região.


No interior do país, as festas ganham características ainda mais peculiares, onde o ponto forte são as quadrilhas caipiras, que fazem uma referência ao homem do campo e seu estilo de vida. As comidas artesanais, os doces, os caldos e bolos, fazem uma alusão ao bom período da colheita.  E em Naviraí é comum neste período, a realização de eventos e atividades que perpetuem esta cultura e possa, de alguma forma, ajudar financeiramente nossas comunidades na manutenção da estrutura física e de suas ações de evangelização.


No próximo final de semana, por exemplo, a comunidade Santo Antônio com endereço no bairro Sol Nascente, estará em festa. Dias 11, 12 e 13 de junho (quarta, quinta e sexta-feira) acontece tríduo ao padroeiro da comunidade com celebração às 19 horas. No sábado, 14 de junho, missa solene a Santo Antônio às 18 horas, e logo após, a festança junina. No domingo, dia 15 de junho, será servido um saboroso almoço com carne manteada e leilão de prendas.


E dia 28 de Junho, véspera de São Pedro, na fazenda Recanto das Netas, rodovia BR-163 entre Naviraí e Itaquiraí, acontece a 7ª Missa Sertaneja. E será presidida pelo Bispo da Diocese de Naviraí Dom Ettore Dotti. Na fazenda residem os arrendatários Maria e Vanderlei Bazoti que cedem o barracão onde guardam seus maquinários e equipamentos, para a celebração da missa, que a cada ano reúne mais e mais fiéis de Naviraí, Itaquiraí e outras cidades da região.

Fonte: PASCOM (Pastoral da Comunicação)
Data Postagem: 11/06/2014
PUBLICIDADE