Sábado, 29 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Engenharia da Volkswagen manipula motores desde 2008, segundo jornal

Engenheiros da Volkswagen disseram que instalaram o software para manipular os dados de emissões poluentes em alguns motores a partir de 2008, segundo reportagem publicada neste domingo (4) no jornal "Bild am Sonntag".


Os engenheiros, que trabalham no desenvolvimento de motores na central do consórcio em Wolfsburg, no norte da Alemanha, explicaram que o motor EA189, que estavam desenvolvendo desde 2005, estava a ponto de começar a ser produzido em série.


Por não encontrarem uma fórmula que os permitisse cumprir ao mesmo tempo os limites de emissões de poluentes como o de custos, recorreram ao software para evitar que um projeto que era de grande importância para a companhia tivesse que ser paralisado.


O motor começou a ser produzido em série não só para o mercado americano, mas para o mundial.


Até agora, não há indícios de que o ex-presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn -que renunciou por causa do escândalo-, estivesse ciente das manipulações.


Por outro lado, o jornal garantiu que um dos mais próximos colaboradores de Winterkorn, Ulrich Hackenberg, está na mira da pesquisa interna, suspeito não só de saber da fraude, mas de ter dado a ordem para que ela acontecesse.


A manipulação dos dados de emissões poluentes nos motores à diesel da Volkswagen provocou um escândalo que pode custar bilhões de euros à companhia alemã.

Fonte: correio do estado
Data Postagem: 05/10/2015
PUBLICIDADE