Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Ministério confirma ligação de zika com 134 casos de microcefalia

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (15) que o zika vírus foi responsável por 134 casos de microcefalia em recém-nascidos. Mais de 2 mil notificações de má-formação cerebral estão sendo investigadas.


De acordo com o novo balanço, 102 suspeitas foram descartadas; 26 mortes de bebês também são analisadas.


As notificações de 2165 casos ainda estão sob investigação e vêm de 19 estados e do Distrito Federal. Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul entraram no mapa. Pernambuco ainda é o estado com a maioria dos casos.


Por causa da epidemia de microcefalia, o ministério anunciou um novo protocolo de atendimento que prevê assistência até os três anos de idade para crianças portadoras da má formação. A capacitação dos profissionais de saúde é um dos desafios para melhorar o diagnóstico e o tratamento. 


Outra medida será intensificar a distribuição de métodos contraceptivos para quem quer evitar a gravidez. Para as grávidas, as ações de prevenção devem ser intensificadas com o uso de repelentes, roupas adequadas e cuidado na residência e locais no entorno.

Fonte: correio do estado
Data Postagem: 16/12/2015
PUBLICIDADE