Domingo, 30 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Número de recalls em 2015 é recorde: 3,2 milhões

O volume de recalls registrados no Brasil no ano passado foi o maior da série histórica iniciada em 2003, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). No total, foram realizados 130 procedimentos.


Ao todo, 3.207.898 produtos foram submetidos a recall no país em 2015. A maior quantidade foi realizada em automóveis, com 89 procedimentos instaurados. O segundo colocado foram as motocicletas, com 23 recalls convocados. Esses dois produtos representaram, portanto, cerca de 86% das convocações de consumidores ao longo do ano passado.


Sobre os riscos que levaram à realização dos chamamentos, o boletim do Senacon aponta que mais de 80% dos recalls referem-se a riscos de lesões e ferimentos. Em segundo lugar, com 8% dos recalls, está o risco de fogo ou incêndio, seguido pela possibilidade de ocorrência de efeitos adversos à saúde, risco de quedas e exposição a perigo microbiológico.


“É importante conscientizar a sociedade de que o recall é realizado porque há um risco concreto de dano a integridade física do consumidor”, ressalta Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor.

Fonte: correio do estado
Data Postagem: 21/01/2016
PUBLICIDADE