Domingo, 30 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Seguro-desemprego será pago com identificação biométrica

A resolução do Codefat já foi publicada no diário Oficial da União

Mais segurança no pagamento do seguro-desemprego. Até o final de 2015, os saques deverão ser feitos através da identificação biométrica do beneficiário. A resolução do Codefat já foi publicada no diário Oficial da União.


Segundo o Ministério do Trabalho, além de aumentar a segurança, a mudança busca reduzir as fraudes. Mas, a biometria só será usada no recebimento do benefício em dinheiro.


O pacote de medidas anunciado pelo Codefat traz ainda outras resoluções para equilibrar o Fundo de Amparo ao Trabalhador, que registrou saldo negativo de mais de 222 milhões de reais de janeiro a agosto deste ano, contra lucro de quase 180 milhões no mesmo período do ano passado.


Entre elas, uma que propõe que empresas com índice de rotatividade de força de trabalho acima da média paguem uma contribuição adicional ao FAT, desestimulando, assim, que elas demitam funcionários e os recontrate depois de 5 meses.


O Fundo de Amparo ao Trabalhador é formado pela arrecadação de PIS/Pasep e tem duas destinações. Uma parcela de 60% financia o pagamento do seguro-desemprego, do abono salarial e programas de qualificação profissional. O restante é repassado ao BNDES, que fornece empréstimos subsidiados a empresários para estimular o desenvolvimento da economia.

Fonte: Rádio 2
Data Postagem: 28/12/2013
PUBLICIDADE