Quarta-Feira, 26 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

Morre Sakae Kamitani, fundador da Copasul e vice-prefeito de Naviraí

Fundador da Copasul e vice-prefeito de Naviraí faleceu aos 86 anos de idade na manhã desta terça-feira em Dourados, onde estava internado desde domingo.

O presidente e fundador da primeira cooperativa do Estado, a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense) e vice-prefeito de Naviraí, Sakae Kamitani, faleceu na manhã desta terça-feira (24/01) em Dourados, onde estava internado desde o último domingo (22/01).


Respeitado e reconhecido no mundo do agronegócio, Sakae Kamitani, era filho de imigrantes que chegaram ao Brasil em 1934 e trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo. Em 1954, a família adquiriu uma fazenda no Paraná. O pai tornou-se associado da Cooperativa Agrícola de Cotia em 1950.


 


A vinda da família para Naviraí aconteceu em 1961 para plantar 50 alqueires de hortelã. Em 1971, Kamitani foi gerente de um entreposto da Cooperativa dos Cafeicultores de Nova Londrina (Copagra) e, em 1977, 70% do algodão recebido era fornecido pelos grupos Kamitani e Suekane. Depois de uma viagem de Kamitani ao Japão e ao Hawaí, visitando cooperativas, os dois grupos resolveram montar a própria cooperativa.


 


Sakae se rendeu a política no ano passado quando incentivou o advogado José Izauri de Macedo a se candidatar a prefeito de Naviraí. Izauri disse que só aceitaria, caso Sakae fosse candidato como vice. Proposta aceita, foram eleitos com a maior votação da história de Naviraí, 19.120 votos (76,16%), desbancando o então prefeito Leandro Peres de Matos que obteve 5.984 votos (23,84%).


 


Umas das metas de Sakae era implantar em Naviraí um centro de hemodiálise, pois três vezes por semana se deslocava até Umuarama-PR, onde fazia diálise (tratamento de hemodiálise). Outra meta do visionário Sakae Kamitani era atrair novas indústrias para Naviraí e automaticamente gerar mais empregos.


 


– O povo não quer esmola, o povo precisa de emprego – disse Sakae no último comício realizado no Bairro Eucalipto, antes das eleições do ano passado.


 


Carismático, mesmo com seus 86 anos de vida e usando uma bengala para auxilia-lo em suas caminhadas, Sakae Kamitani sempre fez questão de participar de eventos, por mais simples que fosse.


 


COMUNICADO COPASUL


A Copasul publicou em seu site um comunicado confirmando o falecimento de seu patriarca. Confira abaixo o comunicado na íntegra.


 


Comunicado de falecimento


Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento do Presidente da Copasul e  e Vice-Prefeito de Naviraí, Senhor Sakae Kamitani. Ele faleceu hoje, por volta das 5h40 em Dourados. Em breve serão passadas mais informações sobre o horário do velório e enterro. Que o legado de cooperação e sabedoria do Sr. Sakae guie a todos nesse momento.

Fonte: folha de navirai
Data Postagem: 24/01/2017
PUBLICIDADE