Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017 | E-mail para contato: contato@nvnoticias.com.br

BALEIA AZULMS poderá contar com Programa de Prevenção e Combate ao ‘Jogo da Morte’

Projeto foi apresentado pela deputada estadual Mara Caseiro

O objetivo da proposta é de prevenir o suicídio de crianças e adolescentes que entram no desafio do jogo da morte Baleia Azul. O Programa propõe tomada de ações conjuntas que alertem a população quanto ao perigo da prática do jogo que tem levado vários à morte em todo o mundo.


O jogo é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais que determinam tarefas a serem cumpridas. Os ‘curadores’ propõem 50 desafios macabros aos adolescentes e pré-adolescentes, como até automutilação. “Eles (jogadores) estão em uma fase que ainda não percebem as consequências de seus atos e podem não estar preparados para dizer não”, explicou a deputada Mara Caseiro.


A proposição determina que o Programa deverá ser divulgado em todos os meios de comunicação, sem custos, e oferecerá palestras a pais e alunos em escolas públicas e particulares, além de atendimento personalizado àqueles que já aderiram ao Baleia Azul. Segundo informações do site da Assembleia Legislativa, o  Centro de Valorização da Vida (CVV) poderá ser convidado.


O Programa também prevê a participação das Secretarias Estaduais de Educação, Segurança Pública e de Saúde que poderão atuar em parceria para a capacitação de profissionais que irão compor um grupo de trabalho criado e responsável pela efetivação da Proposição. “Elas também atuarão junto às direções das escolas visando a efetiva segurança e divulgação de boas práticas de comportamento”, explicou Mara. 


O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis, antes de ser apreciado em plenário. A deputada pediu para que o projeto tramite em regime de urgência para dar celeridade à criação do Programa.

Fonte: correio do estado
Data Postagem: 21/04/2017
PUBLICIDADE